Como construir uma adega!

Após definida a compra do novo apartamento e negociado o espaço com a esposa, parti para a construção de um sonho. Criar um ambiente adequado para a guarda de alguns vinhos. Falei com muita gente e aprendi bastante. Depois de uma aula com o Rodrigo Mainardi, amigo e grande conhecedor do assunto, por conta própria e com ajuda de alguns predreiros iniciei o projeto de isolamento térmico e acústico do local.

Raspamos todo o revestimento das paredes, teto e piso até chegar no bloco. Depois junto com o fornecedor da máquina definimos os pontos de energia e hidráulica para o dreno.

Partimos para o isolamento térmico, uma primeira camada de asfalto frio foi aplicada em todas as paredes”descascadas” inclusive o piso e teto. Posteriormente colamos as placas de poliuretano de 20mm para nas paredes e teto e 30 mm no piso. Quanto maior for a espessura das placas melhor será o isolamento do espaço. Optei por placas maiores para o piso pois é lá que se concentrará a maior humidade e as baixas temperaturas. Depois de coladas uma nova camada de asfalto frio foi aplicada sobre as placas e em seguida uma manta de isolamento metálica foi colada.

Neste momento estavamos reconstruindor as paredes, e uma tela de arame foi presa a manta para que o reboco fosse aplicado. Uma demão de massa corrida e pronto, tinhamos um ambiente esteticamente igual ao anterior porém devidamente isolado.

O piso da adega foi o mesmo que o resto do apartamento e portanto seguiu o padrão da sala. A iluminação também estava no projeto e integrada a automação. A adega estava pronta para receber a porta e o revestimento final das paredes, uma textura nos tons de preto e marrom. Com a porta instalada e o revestimento finalizado os vidros foram colocados junto com os garrafeiros e o aparelho de refrigeração.

Depois de alguns meses de obra e muita ansiedade o projeto foi concluído!

 

24 ideias sobre “Como construir uma adega!

  1. Olá, Marcelo, vi sua matéria e achei super interessante, até porque tenho o sonho de ter a minha adega. Gostaria de saber sobre o tamanho da sua adega e o custo envolvido no projeto. Como moro em Brasília, voce saberia indicar alguém que possa prestar assessoria ( Mistral, por exemplo)?
    Grata, Carla

    • Boa tarde Carla,

      Obrigado por acomapanhar o nosso blog. A minha adega tem 1,50 x 1,50 com 2,30 de altura. Não comprei a maquina com a Mistral, mas amigos que fizeram depois de mim, optaram por ela e estão bem satisfeitos. O custo para fazer sozinha é muito menor do que com uma empresa especializada, ainda mais quando vc faz durante a reforma do apartamento, meu caso. Não tenho ninguém para indicar, mas o ideal é um arquiteto que conheça do assunto e possa te ajudar.

      Boa sorte

      Marcelo

  2. Boa tarde Marcelo …
    Estou construindo e deixei uma sala de 3x2m destinado para adega. Buscando na internet algumas dicas, me deparei com seu post e vi que entende e talvez possa me ajudar. A sala tem 3 paredes (uma vou deixar com vidro para ver a adega do lado de fora). Duas paredes ficarão encostadas na terra (subsolo) e outra parede será o fundo da garagem. Em cima da adega será o banheiro do meu quarto. Com esses dados vc acha que eu preciso climatizar com resfriador ou consigo manter a temperatura na média só isolando termicamente ??

    • Boa tarde Juninho,

      Antes de mais nada obrigado por acompanhar o nosso blog. Tecnicamente não sou engenheiro e nem profisisonal para afirmar se vc deve ou não colocar um equipamento de refrigeração no espaço. Portanto darei minhas sugestões:

      Procure uma empresa especializada para te ajudar neste assunto ou deixe toda a estrutura para refrigeração preparada e não compre a maquina no primeiro momento. Monitore as oscilações de temperatura e veja se é necessário o investimento.

      A infra para refrigeração neste momento da obra é baixo e terá muita valia se for preciso.

      Boa sorte e bons vinhos!
      Marcelo

  3. Estou com a idéia construir uma adega na minha sala de jantar que ficaria como uma vitrine de 1x 6 metros, o meu apartamento esta todo em reforma, por isso a possibilidade de tal. Como moro em Joinville, gostaria de uma indicação de fornecedor por aqui em SC, tanto para a refrigeração como para os outros dados técnicos que são necessários.
    Conto com a ajuda de vocês
    Obrigada
    Scheila

    • Boa tarde Scheila,

      Neste texto compartilhei a experiência em construir uma adega, mas não sou engenheiro e nem trabalho numa empresa deste setor. Tentei passar para vocês as etapas que temos que nos preocupar e indiquei alguns fornecedores locais. Se você tiver um bom egenheiro na obra, talvez com este passo a passo ele consiga executar o seu projeto, caso contrário, recomendo a busca de uma empresa especializada. Desculpe não ter mais informações.

      Boa sorte

  4. caro abdo
    com que material vc fez a colagem do poliyretano e com o que vc fixou a maquina no teto apos a passagem da manta?

    • Boa tarde leonardo,

      As placas foram coladas com Gesso Cola é uma massa a base de gesso e aditivos especial para este tipo de trabalho. A máquina foi parafusada no teto. Usamos uma broca grande para perfurar o revestimento e placa até chegar no teto. Depois parafusos longos foram usados para segurar a máquina.

      espero ter ajudado.

      boa sorte
      marcelo abdo

  5. Olá, excelente as dicas para construção da Adega. Eu trabalho em um empresa que fornece material e mão de obra parta isolamento termico e acústico para adegas. Peço permissão para reproduzir esse post (com os devidos créditos) em nosso blog.

    Obrigado;

    Guto

    • Boa tarde Guto,

      será um prazer compartilhar as nossas experiências no blog de vocês.

      Abs
      Confraria São Luis

  6. Boa tarde Marcelo,
    Fiquei muito contente em encontrar sua matéria. Faz tempo estou procurando algo assim,porém, tudo que vi até hoje são projetos milionários… Fazer uma adega em casa é um sonho que sempre tive.
    Moro em casa mesmo e na parte de trás existe uma cisterna que nunca foi usada, resolvemos esvaziá-la e tinha um bom tamanho, dá até para ficar em pé dentro. O único problema é que moro no Rio de Janeiro e sobre esse piso(que seria o “teto” da adega)bate um bom sol. Será que temos que fazer algo mais, além da forração interna que vc fez? Já disseram que tem que fazer uns vãos de respiração com paredes duplas…mas isto diminuiria mto seu espaço interno. Claro que pelas características teria que colocar um climatizador, mas será que vale o custo benefício?(Rio de Janeiro/sol em cima…?).
    Aguardo seu contato e desde já agradeço.
    Cordialmemte, Valéria

    • Bom dia Valéria,

      desculpe a demora, estava de férias! Sem dúvida o problema do sol intenso sobre o teto da adega deve ser considerado. Não sou engenheiro para apresentar a melhor solução para o seu caso, mas quanto maior for o isolamento do espaço menos energia você gastará para manter a temperutara ideal.Sugiro uma consulta com as empresas especializadas para ter uma idéia do que pode ser feito. depois se for possível, paritr para o trabalho solo!

      Boa sorte
      Marcelo

  7. o aparelho e colocado antes das placas de poliuretano ? ou apenas a fixacao do aparelho ? pergunto, pois pelo peso do aparelho, o novo reboco poderia nao sustentar, nao sei. Onde compro placas de poliuretano, manta metalica, etc .. um abraco.

    • Boa tarde Pimentel,

      desculpe pela demora… O equipamento foi instalado após a aplicação das placas.

      Abs
      Abdo

  8. Marcelo,

    O Márcio infelizmente não faz mais parte da equipe da EDR, se precisar de alguma coisa é só entrar em contato.

    Grata,

    Silvia Antunes – Vendas
    (11) 7874-3777
    EDR Cristal Adegas Climatizadas

  9. Oi Marcelo,

    Tudo bem?

    Por um acaso achei seus comentários de como fazer uma adega,ótimas dicas.
    Falar em adega, como está a sua, ficou satisfeito?

    Um abraço,

    Silvia Antunes – Vendas
    (11) 7874-3777
    EDR Cristal Adegas Climatizadas

  10. Que tipo de refrigeração se usa em uma adega ?É preciso um aparelho que equilibre umidade e temperatura.Onde comprar? gasta muita energia ?

    • Bom dia Edna,

      A máquina para refrigeração de uma adega deve atender a umidade e temperatura. Lembre-se que a temperatura idela de uma adega varia entre 12/ 14 a 18º. Com relação ao consumo de energia dependerá do isolamento térmico do ambiente. Quando mais isolado menos perda de temperatura e consecutivamente menos a máquina será acionada. A maquina instalada nesta adega foi comprada da EDR Cristal e os contatos são Edson (11 9135-3335) ou Márcio telefone da empresa: 11 2221-6538, mas tem também uma opção da Mistral Importadora de Vinhos 11 3372-3400.

      Continue conosco.

      Atenciosamente

  11. Parabens mela materia…se puderem me ajudar….trabalho com refrigeracao e estou iniciando como apreciador de vinhos…ocorre que alguns amigos me perguntam sobre a contrucao de adega…caso tenham algum contato/indicacao/material tecnico dados tecnicos/temperaturas corretas/nivel de umidade relativa ou algo que possa ajudar fico grato pela colaboracao…obrigado

    • Obrigado por visitar o nosso blog Alexandre,

      Todo este trabalho foi executado por uma empresa especializada. Procure o Sr. Márcio na EDR Cristal no telefone 2221-6538

      Abraços
      Marcelo Abdo

  12. boa noite,
    Li a matéria sobre como construir uma adega e achei muito interessante e oportuna pois no momento estou em fase final de construcão de uma adega na minha residência ( Granja Viana – Cotia/SP). Gostaria muito se vcs pudessem me informar o nome e contato do faricante do garrafeiro aramado. Desde já agradeco

    Michael A. Morrell
    mmorrell@sadeltransmissao.com.br
    Fone (11) 4612-1761

    • Bom dia Michael.

      Que bom que nosso post ajudou sua escolha.

      A empresa responsável pelo garrafeiro foi a EDR Cristal e os contatos são Edson (9135-3335) ou Márcio telefone da empresa: 2221-6538

      Boa sorte e continue acompanhando o nosso bolg!

      Atenciosamente
      Marcelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>